terça-feira, 8 de junho de 2010

ENTREVISTA COM REGINA CAMPOS SOBRE MANUTENÇÃO DE PESSOAS

Entrevista com Regina Campos, Professora de Comportamento Organizacional na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Na sua opinião, o que seria primordial para o desenvolvimento de uma organização bem sucedida?
- Para o bom desenvolvimento de uma empresa é necessário definir sua missão, visão e valores, antes mesmo de se apresentar (chegar) ao mercado. Desenvolver um planejamento estratégico. Definir o produto ou serviço a ser oferecido e conhecer com detalhes os públicos da empresa. Evidente que neste planejamento deve constar entre outras informações, as questões financeiras, pontos fortes e fracos do negócio, definição do perfil dos colaboradores a ser contratados. Para ser bem-sucedido é importante, “saber aonde se quer chegar e em quanto tempo”, sem esta clareza, fica difícil analisar se o negócio foi bem sucedido ou não.

O que as organizações precisam para ter de funcionários motivados, participativos e produtivos?
- A organização, a partir da sua cultura, definirá o tipo de liderança que deverá prevalecer na empresa. Primeiro, portanto, é preciso que a cultura da organização privilegie funcionários participativos.  Caso contrário, a energia dos lideres neste sentido não estará em consonância com a cultura organizacional. Partindo, então, para empresas que almejam funcionários participativos e motivados, a liderança deve buscar conhecer os membros de sua equipe e descobrir o que os motiva no ambiente de trabalho. A Liderança deve ter uma postura democrática em alguns momentos, pois sabemos que não são em todas as situações que, é possível ser democrático. A equipe precisa se sentir efetivamente parte do negócio e não meramente uma executora de tarefas.

Como devem ser as condições físicas ambientais de higiene e segurança dentro de uma organização?
- De uma maneira geral o ambiente deve estar limpo, bem iluminado e ventilado. Os móveis, as ferramentas e os equipamentos devem ser adequados ao bom desenvolvimento das funções. Não se pode cobrar do funcionário bons resultados se a empresa não faz a parte dela em oferecer condições favoráveis aos funcionários. Cada segmento tem a sua especificidade em relação aos itens de segurança, por exemplo, a construção civil, a área médica, a de transporte. Para não ocorrer omissão, o segredo é seguir o que determina os manuais e as leis específicas de segurança relacionadas a área de atuação.

Para que uma organização tenha bons resultados o primeiro passo é atender as necessidades internas, dos nossos colaboradores. No seu ponto de vista, isto seria o mais importante?
- Sim. Primeiro, devemos “cuidar da casa” para depois alcançarmos os resultados externos desejados.

Como deve ser o relacionamento de um líder com sua equipe?
- Para ser líder, primeiro deve-se gostar de trabalhar com pessoas. Quem assume uma posição de líder sem ter certeza absoluta deste fato, não se sairá bem. Ser líder é saber escutar, compreender as pessoas. Ser claro em sua comunicação. O relacionamento deve ser pautado pela ética e pelo respeito com as pessoas. Acrescente ainda transparência e honestidade em suas decisões. Neste relacionamento deve prevalecer a confiança recíproca e essa confiança só será construída com o tempo.

Comunicão é o mais importante numa organização?
- Não diria que ela é mais importante, mas ela existe mesmo que você não dê importância. Sem ela, é sabido, não existe empresa. Então, já que a comunicação está viva em todos os momentos da empresa, por que não tratá-la de forma profissional? Alguns empresários minimizam a importância da comunicação, pois acham que ela se resume, a organizar festinhas ou enviar cartões de aniversários aos funcionários. Comunicação está presente desde a ligação que a telefonista atende na empresa até nas reuniões de diretoria; nos relatórios despachados entre departamentos; passando pela propaganda estampada nas revistas, outdoors e em outros veículos de comunicação. Comunicação não faz milagres, porém quem sabe usá-la estrategicamente está à frente da concorrência.