terça-feira, 4 de maio de 2010

MOTIVAÇÃO NA DIVERSIDADE

COMO AS EMPRESAS PODEM MANTER FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS MESMO EM PERÍODOS DIFÍCES


Diz-se que a propaganda é a alma do negócio. Poderíamos fazer uma pequena alteração e dizer que a motivação é a alma do negócio. Quando uma pessoa não é motivada e estimulada para desenvolver uma determinada atividade, seja ela pessoal ou profissional, ela não produz com qualidade.
No contexto profissional, o funcionário precisa sentir orgulho de fazer parte de uma determinada empresa, e ao mesmo tempo a empresa precisa criar e oferecer motivos para que isto aconteça. Partindo deste princípio, a motivação passa a ser um aspecto de grande importância na vida empresarial.
Muitas empresas nacionais e multinacionais, de grande, médio ou pequeno porte, utilizam uma diversidade de ferramentas para motivar os seus funcionários. Vale-refeição, vale-transporte, cesta básica e assistência médica são necessidades básicas dos funcionários. Para motivá-los, é preciso suprir estas necessidades. Mas não basta uma boa remuneração: as pessoas precisam sentir-se úteis e importantes.


A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Dentro de uma empresa, não importa em qual segmento ela atue, é preciso que haja um projeto integrado de comunicação. Todos os colaboradores devem ser informados sobre o que acontece no ambiente em que trabalham. É necessário mostrar o que a empresa oferece, o que será modificado e o que há de novo.
"A transparência na informação é muito importante para nós", afirma a equipe de Gestão de Pessoas da Visteon.

A equipe se preocupa em quebrar hierarquias sem gerar anarquia e formar uma integração de respeito entre as pessoas. A comunicação deve ser com todos e para todos.

E é por meio de alguns instrumentos - como o jornal mensal, correio eletrônico, boletins informativos, encontros do presidente com todos os funcionários de diversos departamentos, sistema interno de TV, quadro de avisos etc - que a empresa mantém seus colaboradores informados.


"É sempre possível fazer mais. Não tenha receio de tentar o novo, mas tenha a humildade de recuar quando não dá certo. O importante é compartilhar e não ter apenas objetivos pessoais."


Thienne Marcondes

Área de Gestão de Pessoas da empresa Visteon

Um comentário:

  1. Nossa ficou show de bola, esta muito legal o blog. Parabéns.
    Adorei as matériais.

    ResponderExcluir